A poluição do ar está a causar um aumento alarmante de doenças respiratórias, especialmente em crianças. Para ajudar os responsáveis políticos a tomar decisões difíceis, os cientistas precisam de dados sobre a exposição pessoal a poluentes. Mas o custo de recolha destes dados em escala significativa torna-a inviável.
Políticas difíceis precisam do apoio dos cidadãos. Estes são parte do problema e a sua sensibilização é parte da solução. As Escolas procuram aumentar a qualidade do ensino através das ciências experimentais e a promoção da responsabilidade social. Contudo, encontrar a aproximação certa para motivar os alunos continua a ser um desafio.
O EuroLifeNet ("Rede Europeia pela Vida") pretende ligar todos estes desafios.
O objectivo do EuroLifeNet é construir e testar uma metodologia inovadora que permita a recolha de dados de exposição pessoal a poluentes com rigor cientifico e a sensibilização dos cidadãos através da sua participação directa nesta recolha, com prioridade aos jovens, e às Escolas como parceiros-chave. No primeiro projecto-piloto, mais de 600 alunos do secundário e básico mediram já a exposição a PM2.5, usando tecnologia de ponta e protocolos rigorosos pelos cientistas interessados nestes dados. Contribuições para consolidar e expandir o programa, são bem-vindas - contacte-nos.
|